Estudar de véspera, mas com sabedoria

Estudar de véspera para uma prova ou concurso é uma situação de urgência que pode ser muitas vezes necessária. Os imprevistos acontecem e a programação de estudos pode ser perdida.

Há uma forma melhor para estudar na véspera?

Benedict Carey traz no Como Aprendemos( de novo?!), algumas dicas para quem precisa estudar na véspera de uma prova ou exame. Deixando claro que estas informações serão retidas de forma breve e muito provavelmente não estarão disponíveis para um momento futuro.

how-to-study-chemistry

Estudar até tarde x Acordar mais cedo

Independentemente do seu estilo de estudo, você pode se aproveitar do poder do sono como um organizador de ideias e conceitos. Estudos realizados em relação a períodos de cochilo mostraram que estudantes que se preparam pela manhã para um teste que será aplicado à noite, se saem até 30% melhor quando dormem por um período de 1 hora a 1 hora e meia à tarde.

Não é de hoje que estudiosos conhecem o poder do sono como um organizador de ideias. Muitas ideias e até mesmo resolução de problemas complexos podem surgir na manhã seguinte, após uma boa noite de sono.

Ao contrário do que se pensa, durante o sono, o cérebro exibe atividade intensa nas fases de sono REM, principalmente nos períodos mais próximos da manhã. Este seria perdido para quem acorda às 4 da manhã para estudar a matéria da prova da manhã. Então estude até tarde, mas não além dos seus limites, e acorde minutos antes do necessário para apenas revisar conceitos principais.

Study-Time

 

Virar a noite vale a pena?

Não. O estudo ininterrupto tem menos eficiência que o estudo intercalado, principalmente se houver períodos de sono neste último. A sobrecarga de informações associados ao estresse de uma noite sem dormir favorece os chamados “brancos” e os erros por queda da capacidade de atenção e vigília.

Só me lembro de ter virado uma noite durante toda a faculdade de medicina para estudar( coisa altamente incomum!!!). Fui bem na prova mas comprometi todos os exames subsequentes devido ao extremo cansaço. Sou um notívago e gosto de estudar à noite, sempre tendo um período de cochilo à tarde, preferencialmente após o almoço. Mas virar a noite para estudar sempre me pareceu uma ideia sem fundamento.

save-study-time

Uso de estimulantes é recomendado?

Tanto a cafeína em excesso como outros estimulantes ajudam somente nas primeiras horas de estudo. Após este período, um aparente ganho de atenção inicial se transforma em cansaço extremo após. Além disso, provoca a ilusão de que só haverá estudo com o uso de algum destes estimulantes, podendo trazer danos à saúde de quem usa.

Conheço casos de arritmias cardíacas provocadas pelo uso indiscriminado de derivados do guaraná, anfetaminas e até mesmo cafeína em excesso. Portanto muito cuidado!

Cartões de pergunta e resolver questões ajuda?

Muito! Correspondem pela maior eficiência devido ao fato de evidenciar as falhas nos conceitos que devem ser aprendidos. Desta foram direciona as revisões e prepara melhor para a prova. Podem ser usados os Flash-cards ou a ajuda de um colega de estudo.

 

Espero que tenha te ajudado! Grande abraço e até a próxima!

Fontes:

Como Aprendemos. Benedict Carey

Como aprendemos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s