Dicas de Como Estudar mais Fácil para Concursos

Nas provas de concurso, são cobrados conhecimentos diversos que demandam conhecimentos em diferentes áreas e exige do candidato conhecimento de grande quantidade de conteúdo. Vamos entender como podemos melhorar a organização com grande quantidade de matéria a ser estudada.

12226723_10204009266872557_1868343678_n

“Muita matéria!”

A quantidade de matéria a ser estudada depende do seu conhecimento prévio do assunto. Logicamente que se você começar hoje a estudar para um concurso, terá maior dificuldade do que alguém que vem se preparando nos últimos 3 anos. Isso acontece por causa do acúmulo de conhecimento e da repetição de temas. Pensemos em concursos como um planejamento de médio prazo. 

“A PNL pode ajudar”

Na programação neurolinguística diferenciamos em estado atual e estado desejado. Definir qual o nível de preparação que você necessita(pode ser em número de questões) e o que falta para que você o atinja.

Screen Shot 10-30-15 at 04.58 PM

Desenvolvendo esta forma de imaginar seus objetivos você poderá traçar um plano de ação mais simples e objetivo. Saber qual a prova e o que precisa para alcançar o sucesso.

Saiba mais sobre as aplicações da PNL que podem melhorar a sua vida neste link.

“Faça as bases”

Se o aluno começar do zero a cada novo concurso, será muito mais difícil ser aprovado. O ideal é investir em conhecimentos básicos que sirvam para a construção dos mais complexos. O mesmo funciona para vestibulares de cursos muito concorridos. Construa uma base sólida de conhecimentos e reavalie sempre seus resultados.

Dicas para melhorar seu desempenho:

  1. Você não vai conseguir ver toda a matéria. E isso não é necessário para que você seja aprovado. Imagine que em uma prova de 100 questões você precise acertar 70. Você teria que dominar 70% do conteúdo e contaria com técnicas de resolução de questões e até mesmo a sorte(não gosto de esperar por esta) para as demais 30%.
  2. Resolução de provas antigas é o melhor caminho. Ajuda a perceber como as questões serão cobradas e tem melhor resultado quando o tempo é menor.
  3. Estude as matérias que não sabe. Caso tenha maior dificuldade, dedique maior tempo a estas. Novamente aproveite para resolver muitas questões.
  4. Ter domínio de uma parte das matérias é melhor que saber pouco de todo o conteúdo. Pensando a médio e longo prazo, a construção de conhecimento necessitará deste nível de conhecimento.
  5. Revisar é fundamental. Lembre-se da Curva do Esquecimento, que estudamos no post anterior.

Sendo bem simplista:

CONHEÇA A PROVA – PLANEJE – FAÇA AS BASES – RESOLVA QUESTÕES

estratégias estrategy, planejamento, como passar, como ser aprovado

Fontes:

DELL’ISOLA, Alberto. Mentes Geniais. Aumente em 300% a capacidade do seu cérebro. Universo dos Livros. 2011.

Deixe um comentário